Instruções Sobre as Transcrições do COF

 O objetivo deste projeto é disponibilizar as transcrições na roda olavette para proveito nosso e do pessoal que gira em torno do Seminário de Filosofia do Olavo. Não é intenção deste projeto disponibilizar amplamente, até porque não detemos os direitos para tal, mas, sim, fazer uso pessoal enquanto membros do Seminário.

O texto está em 4 partes: Instruções, Prazos, Por fim e Links úteis


Instruções

I) A matéria-bruta das transcrições já está pronta, feita a partir de uma IA com excelente performance de transcrever áudio. Dito isso, nosso trabalho será mais de correção e edição.

II) A princípio, quem se inscrever no projeto será um corretor. Isto significa o seguinte:

a) Ler a transcrição e ajustar os erros que passarem batido pela IA (há palavras que ela entende errado, outras que corta, como "postila" no lugar de "apostila", mas em geral um alto grau de precisão);

b)  Pesquisar os autores e obras mencionadas e tentar, dentro do possível, colocar os exatos.

 b1) Sempre que se deparar com um autor, uma instituição (Senado, Sistema Judicário), ou uma obra, coloque um hashtag (#) antes. Ex.: #Guénon, #Crime e Castigo, #Alexander Soljenítsin;

c) Separar o texto em parágrafos. É comum o Olavo construir um raciocínio, depois pular para um exemplo, depois outro, e, de repente, já está em outro assunto, ainda que conectado com o primeiro. Tente, na medida do possível, perceber essa transição de assuntos para facilitar o processo de paragrafação. Às vezes você monta de um jeito e, ao continuar a correção, percebe que precisa ajustar de outro. É, inclusive, um bom treino de escrita, ajuda a notar a unidade do assunto principal e dos secundários que o compõem; 

d) Pode manter o estilo de fala do Olavo. Não será preciso fazer uma edição excessiva. Este documento será de uso mais informal, até porque já presenciei casos de que, nas transcrições oficiais, a tentativa de formalizar a transcrição gerou erros de sentido no texto. Deixando-o mais como na fala do Olavo fica mais fácil entender a entonação e o peso relativo das palavras.

III) A intenção com as transcrições é montar: 1) índices onomásticos - isto é, listar os nomes de autores citados na aula e, ao somar tudo em um pdf só, nas aulas -, 2) índices de obras citadas. Isso enriquece imensamente o aprendizado do conteúdo do COF e a consulta das ideias do Olavo, porque saber os nomes citados e as obras citadas implica ter uma ideia muito boa dos temas tratados na aula, além do modo como foram tratados.

a) "Ah, mas tem o site do Rafael Almeida com a lista das obras." Além do acesso ser pouco intuitivo, por não estar exposto diretamente no site, na verdade, só uma fração das obras citadas foram registradas pela equipe - é fácil ver isso, em cada aula! Também não há, neles, a ideia do índice onomástico.

b) "Você pensa em fazer algo além disso?" Seria possível fazer um índice de temas, mas aí é bastante trabalho e tem pouco proveito. Os títulos das aulas feitos pelo Rafael Almeida e pelo Jornal Cidadania Popular são suficientes, somados aos pontos 1 e 2, para dar conta de uma visão ampla de cada aula do Olavo, como também do seu conjunto. Mais ainda se tivermos acesso às transcrições.

c) Para não se frustrar mais tarde, leve em conta que este trabalho não dará dinheiro. No máximo gera experiência. Há, até onde sei, o planejamento de transformar o COF em livros. É possível, inclusive, que esse material seja reaproveitado pela equipe editorial e que eles ganhem algum dinheiro. De nossa parte, a transcrição implica o uso para estudo, então, por si, já nos é vantajoso tê-la. Sobretudo pelo acesso mais imediato, pois não sabemos quando ou mesmo se os livros oficiais serão publicados.

 

Prazos

Vamos estipular um prazo geral aqui para quem aceitar a tarefa ter uma expectativa.

Para cada hora de aula serão 4 dias.

- Se tiver 40 minutos, é 4 dias.

 - Se tiver 1h40 minutos, é 8 dias

- As aulas a partir da 200, de modo geral, não chegam nem a 2 horas.  A partir da 230 começa a ser até 1h30 no máximo. Da 400 em diante, 1 hora.

 - Para uma ideia geral,  as primeiras aulas do COF, com 3h30 em média, daria em torno de 16 dias, ou seja, mais de 2 semanas. E não estamos pedindo aqui para transcrever, apenas para ouvir a aula e corrigir a transcrição. 


Por fim...

As aulas corrigidas poderão passar por uma edição, isto é, uma averiguada para confirmar o conteúdo, mas, uma vez que seja entregue corrigida, após uma rápida passada de olho, se autores estiverem marcados, obras também, quanto ao texto: 1) ele terá os nomes marcados por # marcados em negrito, para facilitar a identificação visual; 2) será feito os índices (não será exigido do corretor esse trabalho a mais). Logo em seguida, será disponibilizado para uso, provavelmente no chat do Seminário de Filosofia, isto é, para membros assinantes.


Links Úteis:

Índice de Aulas do COF pelo Rafael Almeida (aulas 1-486, 07/03/2009 - 07/08/2019)

Continuação do Índice de Aulas do COF pelo Jornal Cidadania Popular (aulas 487-579, ainda sem as datas)


Qualquer dúvida ou sugestão, fiquem à vontade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Imitando Dante

tratado de filosofia [rascunho incompleto]