2 músicas
As duas músicas:
Segunda:
Basta ouvir uns 2 minutos dessa. Os 2 primeiros.
***
Explicação.
O que costumamos ouvir em regra geral é chamado de "canção". Pode ser rock, pop, sertanejo, pé-de-serra, brasileiro, português, japonês, chinês. É uma forma imensamente comum. As músicas tradicionais desses países (Japão, China etc.) claro que não usam, mas a música que se escuta hoje é quase sempre essa. A regra geral da canção é verso-refrão-verso-refrão. Instrumentalmente ela se resume a tocar o verso e o refrão e então repetir. Pode haver variações: há canções que começam com o refrão, que colocam um "pré-refrão", que fazem um riff ("evoluções", "floreios") etc., mas o esqueleto é o mesmo.
Música clássica é brincar com outras formas.
A 1ª música (a 2ª parte) é uma fuga. Fuga é ter um pedaço de música (motivo) e repeti-lo em novas vozes, intercalando-as (contraponto, a técnica que Bach desenvolveu ao extremo como Luiz Gonzaga o gênero baião). Tente ouvir normal e depois ouvir prestando atenção nessa forma. Como acontece a repetição. Ouvir fugas é perceber isso, e prestar atenção em como a técnica fuga foi mudando no tempo. Cada autor meio que desenvolve, brinca, exagera, bota fugas compostas não mais por um piano (uma voz), mas orquestras (várias vozes) etc..
A 2ª música é um tema e variação. Há um pedaço de música (motivo) que será repetido, no caso, 32 vezes, mas cada vez ele vem renovado, com novas técnicas, para que seja uma "variação" do motivo. Perceber isso é ouvir tema e variação. E comparar com outras músicas de outros autores para perceber o que acrescentaram. (Minha favorita é "Enigma Variations", de Edgar Elgar, que Olavo usa no ensaio sobre Carpeaux pra explicar seu estilo).
A canção você pode ouvir só pelo sentimento. A música clássica, a arte clássica, só pelo sentimento, perde boa parte da sua intenção originária. Ela é mais chata (não dá pra transformar em música com letra, por exemplo, fica estranho) justamente porque quer testar os limites da técnica, e da inteligência que a perceba.
Escute as duas músicas e diga se percebeu a forma delas.
Comentários
Postar um comentário