regras gerais de avaliação

Como me foi pontuado, nós não somos críticos literários de porte nem temos grandes obras produzidas para ter como julgar uns aos outros. Exatamente por isso é bom deixar alguns critérios de avaliação pré-determinados, ainda que possam ser modificados por discussões ao longo das competições. Pelo que estudo do assunto, me parece que estes aqui seriam bons para começar.


Critérios de avaliação:

1] Adequação à forma

    Cada forma tem um conjunto de regras. A fábula tem as suas, o poema tem as suas, o conto tem as suas. Na fábula essas regras são mais evidentes; no poema depende do tipo de poema que se escolha, mas a ideia aqui é que a forma que for escolhida mantenha sua regra do começo ao fim. Caso o autor componha numa forma não reconhecida pelo avaliador, pode haver uma discussão, que, aliás, agregaria muito para todas as partes [o público incluso].

2] Correção da língua portuguesa

    Não que erros de digitação e afins tenham peso efetivo. Penso sobretudo no caso de quando a ideia que se tentou passar não foi bem expressa. Em caso de ambiguidades, a avaliação deixaria-a claro, e o autor deve ser consciente e sincero na hora de dizer se foi intencional ou não. Estamos aqui para exercitar, então se não foi intencional, pode se tornar a partir daí, e ser bem usado, por exemplo. Em casos de incompreensão, seria útil o avaliador apresentar uma versão ajustada - ou ao menos uma sugestão, ao descrever o erro de incompreensão.

3] Coerência vocabular

    Como em Poe: ele podia ter contado o enredo dO Corvo usando um papagaio, mas ao fazer isso tiraria boa parte do efeito da obra. Uma obra possui uma intenção e um clima, e de minha parte considero sobretudo a mensagem e a intenção como o fundamento disso. A mensagem dO Corvo é sobre a incapacidade de aceitar a morte do amado. Colocar um papagaio, que remete ou a algo engraçado ou a um pirata, praticamente nada tem a ver com isso. Mas corvos, pela cor, por aparecerem mais à noite, pelo tipo do canto, sugerem algo sombrio. Do mesmo modo a escolha de palavras a fim de manter o efeito do todo: não faz sentido falar em robôs gigantes se se está falando de uma fábula ou uma situação campestre, a não ser que haja uma transição intencional: é isso o que será julgado aqui.


Questões de valor da forma ou tema escolhidos não vêm ao caso, então acho que esses 3 critérios são suficientes. Qualquer sugestão é bem-vinda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Instruções Sobre as Transcrições do COF

Imitando Dante

tratado de filosofia [rascunho incompleto]